Aula 2 | Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Objetivos:
Oferecer informações básicas sobre a gramática da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Conhecer os aspectos mais
relevantes de gramática da LIBRAS. Utilizar os conhecimentos adquiridos para compreender a interferência de LIBRAS nos
textos produzidos pelos alunos surdos.

Ementa:
O conhecimento da cultura surda. Histórico da língua de sinais. O surdo e a linguagem que o cerca. O intérprete educacional.
Surdez e bilinguismo. Reconhecimento da importância dos sinais nas práticas educativas. Noções básicas de LIBRAS. Prática
de sinais e interpretação. Ética: o princípio fundamental da vida democrática.

Conteúdo programático e cronograma da aula:
Unidade 1 – Surdez (Caracterização e tipos de perdas) Perdas auditivas e recursos para identificação e acessibilidade.
Unidade 2 – Panorama Histórico da pessoa com surdez (filosofias educacionais); Legislação vigente; Formas de
comunicação e alfabetização.
Unidade 3 – Gramática na Libras – Aspectos Linguísticos

Bibliografia básica:
GESSER, Audrei. O ouvinte e a surdez. São Paulo: Parabola, 2012.
GESSER, Audrei. Libras que língua é essa? . São Paulo: Parabola, 2015.
ALBRES, Neiva de Aquino. Ensino de libras: aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. Curitiba:
Appris, 2016.

Bibliografia complementar:
HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary Lopes Esteves; SARUTA, Flaviana Borges da Silveira. Livro Ilustrado de Língua
Brasileira de Sinais. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
CASTRO, Alberto Rainha de; CARVALHO, Ilza Silva de. Comunicação por língua brasileira de sinais. São Paulo: Senac, 2005.
HONORA, Márcia. Inclusão educacional de alunos com surdez: concepção e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2014.
ARANTES, Valéria Amorim. Educação de Surdos: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.
SKILAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005.

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